A Cadela do Fascismo
- pesquisabeijo
- 16 de set. de 2018
- 1 min de leitura
“A cadela do fascismo está sempre no cio” (Bertolt Brecht)

É preciso ficar alerta porque o fascismo está sempre pronto para atacar a democracia.
Ciro Gomes citou Bertold Brecht (sem reconhecer a autoria, o que é feio), talvez por ter ficado sem jeito de citar um famoso conterrâneo seu, que disse o mesmo com outras palavras e muito mais poesia, em agosto de 1964:
“Eu os identifico a todos (os fascistas, de direita ou esquerda). E são muitos deles, os mesmos que, desde 1930, como vivandeiras alvoroçadas, vêm aos bivaques bolir com os granadeiros e provocar extravagâncias do Poder Militar”.
Traduzindo:
desde 1930 - determinadas oligarquias do país quiseram tomar parte no poder e articularam o golpe de estado (também chamado Revolução de 30) com ajuda dos militares que levou Getúlio Vargas ao poder;
vivandeiras – mulheres que vendiam ou levavam mantimentos, mas em geral prostitutas, acompanhando o movimento das tropas; vivandeiras alvoroçadas é subir alguns graus a mais na qualificação dessas mulheres; bivaques - acampamentos militares;
granadeiros - regimento pertencente ao corpo da artilharia.
A frase é do Mal. Castelo Branco, presidente durante a ditadura militar. Será que foi isso que inibiu Ciro Gomes, pretenso homem da esquerda, de citá-lo ?