top of page

Leni Riefensthal -cineasta do extremo verde-oliva

  • pesquisabeijo
  • 12 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

Leni Riefensthal, então atriz de sucesso e iniciando sua carreira de cineasta, conheceu Adolf Hitler em 1932, em Berlim, e desde então, os dois ligaram estreita amizade.

Recebeu em 1934 a encomenda de filmar o congresso do partido nacional-socialista em Nurenberg. Uma obra de arte, em termos artísticos, o congresso mostrado como um encontro entre o povo e o partido, estruturado pelo poder militar. Até hoje, é visto como o melhor filme de propaganda de todos os tempos.

É o famoso „Triunfo da Vontade“ (Triumph des Willens), em que novos e revolucionários efeitos especiais são utilizados para exibir o nacional-socialismo como uma impressionante estrutura militar de Poder, sustentada pela vontade do povo,ouvice-versa, uma ode ao fascismo.

No seu último filme, „Tiefland“, sem título em português, os papéis são interpretados por ciganos trazidos do campo de concentração Maxglan, perto de Salzburgo, na Áustria. Após as filmagens, esses atores foram enviados ao campo de extermínio de Auschwitz, onde pereceram.

Após a guerra, somente em 1962 Riefensthal consegue se firmar numa carreira de fotógrafa, com trabalhos perseverando na estética fascistóide: poder, força, heróismo extremado.

https://youtu.be/Bc6JhwUdQwE (trailer)

Leni Riefensthal morreu em 2003, aos 101 anos de idade.Sem dúvida, uma artista de gênio, mas cujo interesse pela Arte e pela própria carreira causou a perda

do senso crítico.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
CHOVE EM JEQUI

ARCO-ÍRIS Olegário Mariano Choveu tanto esta tarde Que as árvores estão pingando de contentes. As crianças pobres, em grande alarde,...

 
 
 
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page