Quem trabalha na cidade é o Patrimônio Histórico
- coletivobeijo
- 28 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Continuam as obras de restauração e embelezamento do largo da igreja de Santo Antônio, no Lajedo.
Erguido o novo crucifixo, o adro* foi restabelecido, cortando-se o tráfego, e nivelando-se terreno.
Segundo o chefe do Patrimônio Histórico na cidade, arquiteto Efízio Cardoso, declarou ao beijojequi, "a existência do adro é importante para uma igreja, ou qualquer obra de importância histórica, para evitar a trepidação e favorecer a contemplação do imóvel.
Em seguida, ele citou o item segurança, pois no adro se juntam pessoas que frequentam o templo e mesmo crianças que costumam brincar nesse espaço aberto.

O adro foi restabelecido, com novo cimento e o tráfego bloqueado. Aqui se reúnem fiéis antes da missa, crianças brincam e turistas contemplam o monumento e a vista
Num imóvel como uma igreja, o adro é de importância fundamental, pois ali fica instalado o cruzeiro e a comunidade se reúne antes e após a missa. Também os turistas sentam-se por ali e apreciam o monumento, fazem suas orações e também contemplam a paisagem.
Sobre o imóvel construído fora das normas do Patrimônio Histórico, conhecido como "galpão", deverá ser demolido, desimpedindo a vista e valorizando o monumento histórico, que é a igreja de Santo Antonio.
*adro - patio externo descoberto e por vezes murado, localizado em frente ou em torno a uma igreja; átrio (Dicio, Dicionário da Língua Portuguesa)