FOI CRIME! Como aconteceu
- (coletivobeijo)
- 27 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
A perda dos freios do ônibus escolar foi a causa imediata e prática do acidente com o ônibus escolar vindo da Mumbuca.
Isso mostra que a manutenção dos ônibus escolares é deficiente. Embora o veículo do acidente seja relativamente novo, o desgaste intenso, principalmente nessa estrada rural da Mumbuca, feita de ladeiras e buracos, e ainda precipícios, a manutenção deve ser constante e eficiente.
Outro fator é a superlotação dos ônibus. Havia os escolares de todas as idades, adultos e bebês. Inexistem cintos de segurança, no interior desses veículos.

Transportar crianças em viagens diárias intermináveis é programar problemas. estado em que ficou o ônibus acidentado na estrada da Mumbuca, em 27/08/2018
O fato de não ter havido vítimas graves foi apenas por uma questão de sorte. O trabalho insuficiente do Almoxarifado, talvez assoberbado pelo trabalho.
O intenso tráfego de ônibus escolares, causado pelo fechamento das escolas rurais e tendo de levá-las para escolas na cidade, causa trabalho excessivo para as possibilidades desse departamento.
Outra coisa é o mau estado das estradas. O município é enorme, e transportar crianças, de todas as idades, em viagens intermináveis todo dia, é procurar problemas, como o acidente de hoje.
Sobre a má conservação da estrada da Mumbuca, parece que os trabalhos de manutenção ali são dificultados pelo ICMBio, administrador da Rebio Mata Escura, que impede, por exemplo, que a estrada seja encascalhada.
O estado precário das estradas no interior da Rebio causou, por exemplo, há alguns anos, o acidente com vítima fatal com um dos veículos do próprio ICMBio, na Fazenda Nova Suissa, sem que isso lhe tenha servido de lição.