top of page

A MORTE VEM EM PORÇÕES

  • Pesquisabeijo
  • 14 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

A obesidade, o excesso de açúcar no sangue e a pressão alta agravada por doses cavalares de sal já matam mais do que a fome em muitos países, inclusive no Brasil. Não existe civilização que viva bem à base de comida processada.

Quando a gente comia comida de verdade, controlava a quantidade de sal, açúcar e gordura dos alimentos. Hoje, não fazemos ideia do que tem dentro de empadinhas congeladas que esperam meses no supermercado para ganhar um lar. Ou mas massas prontas que nos esperam nas prateleiras dos supermercados ou são usadas nas padarias pequenas ou nas dos supermercados.

É farinha, açúcar e sal, altamente refinados e em doses cavalares de gordura adicionadas nessa comida. São a base da comida industrializada. Eles estão em tudo: tem sal até nos doces – no chocolate, no refrigerante, no iogurte – e açúcar nos salgados.

Conservantes, antioxidantes e estabilizantes também foram desenvolvidos para prolongar a vida útil da comida. É o caso de um derivado de petróleo, o TBHQ, que não deixa a gordura ficar rançosa. Outro agente indigesto da industrialização é a amônia, que pode ser utilizada no processamento de carne.

Alguns desses químicos deixam um gosto amargo na comida – e ele precisa ser disfarçado com outros químicos. A indústria desenvolveu outros conservantes à base de sódio, como benzoato de sódio, nitrato de sódio, nitrito de sódio, bissulfito de sódio, metabisulfito de sódio.

O potássio e os ácidos também dificultam a vida das bactérias, o que explica a quantidade enorme de sorbato de potássio, benzoato de potássio, ácido sórbico e ácido benzoico no nosso cardápio.

Conservantes, antioxidantes e estabilizantes também foram desenvolvidos para prolongar a vida útil da comida. É o caso de um derivado de petróleo, o TBHQ, que não deixa a gordura ficar rançosa. Outro agente indigesto da industrialização é a amônia, que pode ser utilizada no processamento de carne. Alguns desses químicos deixam um gosto amargo na comida – e ele precisa ser disfarçado com outros químicos.

A comida processada contém bastante sódio, e muitas contém gordura vegetal hidrogenada (a trans) - um amontoado de gordura vegetal com ingredientes químicos - e maltodextrina, composto de glicose que provoca uma enxurrada de insulina, o hormônio que pega o açúcar do sangue e estoca nas células, e que alguns estudos entregam como potencialmente cancerígenos.

Bom apetite. A Câmara Municipal deseja-lhes boa sorte.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
CHOVE EM JEQUI

ARCO-ÍRIS Olegário Mariano Choveu tanto esta tarde Que as árvores estão pingando de contentes. As crianças pobres, em grande alarde,...

 
 
 
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page