top of page

ALTA DENSIDADE HUMANA

 

    A área estipulada pelo decreto de criação da reserva biológica é de 51 mil hectares. Sobrepostos a essa área, estão os oito mil hectares pleiteados pelo Quilombo  da Mumbuca.

     Essa fatia do município (14%) corresponde em parte a uma comunidade quilombola, a um assentamento do INCRA, da RURALMINAS, um projeto de CREDITO FUNDIARIO, além de adentrar, parcial ou totalmente, outras áreas produtivas como comunidades de agricultores familiares.

     No ASSENTAMENTO BREJÃO estão mais de 31 famílias, no quilombo de MUMBUCA 84, no assentamento TRANSVAL cerca de 40 e no CAMPO NOVO cerca de 60 famílias. Estes dois últimos são assentamentos e não estão na área da reserva biológica, ficando no seu entorno e na margem direita do rio Jequitinhonha, mas o Sindicato dos Trabalhadores acredita que ficarão prejudicados em suas atividades caso a Rebio não mude para a categoria Parque.

 

     Nos projetos de CREDITO FUNDIARIO, são mais de 30 famílias assentadas e no Craúno, assentamento da Ruralminas, com grande parte do seu território na área de sobreposição, mais de 182 famílias, também em constante conflito quanto ao limite dos lotes e até mesmo limites da comunidade.  Não constam dados do Sindicato dos Produtores Rurais sobre o número de proprietários rurais na área da Rebio e de superposição do Quilombo.

07/07/2017

Apresentando:

O Quilombo da Mumbuca

       Ocupação territorial de um grupo quilombola do Baixo Jequitinhonha, Minas Gerais, em uma área denominada Mumbuca.

 

           

     

 

       Os negros da Mumbuca formam uma coletividade reconhecida regionalmente há cerca de 150 anos.Sua origem data de meados do século XIX e tem como marco a compra, pelo negro José             Cláudio de Souza,

seu ancestral comum, da terra que o grupo requereu ao INCRA para titulação              como território quilombola.

 

     A comunidade da Laranjeira é o maior núcleo, onde se encontra a igreja, a casa   paroquial, a farinheira e a escola), existem ainda a Mumbuca e a Cachoeira. Existem             outros dois núcleos no entorno da área, que são Escuta e Vai Quem Quer. Existem 84 famílias, contando ao todo 204 pessoas que vivem na comunidade.(Pesquisa CaixadePandora)

Mumbuca  no começo do Século XX
26/06/2017

Mumbuca no começo do séculoXX - Autor desconhecido

bottom of page