top of page

Apresentação da nova sede da Rebio Mata Escura

Solange Pereira*

proprietária rural

     Estive presente na reunião do Conselho Consultivo da Mata Escura, na sua nova sede, num sítio recém-adquirido pelo ICMBio na comunidade Nova Araçatuba.

Vamos ao que interessa: a pauta versou sobre o calendário das reuniões do conselho para o restante do ano; planos para construção do parque da Reserva, com novas aquisições de sítios em torno da nova sede (em vista: sítios do Edmundo Nunes, do Sílvio Torneiro); visita á trilha em construção, ladeando a cachoeira do córrego que atravessa o sítio e às antigas instalações, casa do doce e alambique, todos já desativados.

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

     Atravessamos as antigas plantações de coco, hoje todos abatidos, idem laranjal, plantas frutíferas em geral, mangueiras. Segundo a palestrante, a própria chefe da Rebio, Sra. Márcia Nogueira, todas elas seriam árvores  exóticas, e outras típicas, como ipês, deverão ser plantadas no local. A trilha a ser construída  será voltada às crianças e adaptada a  cadeirantes, portadores de síndrome de Down e outras. As novas aquisições em terras deverão servir a compor o parque para visitantes, uma vez que a área da Reserva será exclusiva para pesquisadores.

     Lanche feito antes da visita à trilha, despedimo-nos contentes com mais esse encontro risonho e franco. Devo dizer que compareci a essa reunião como franco-atiradora: as reuniões sendo abertas ao público, fui como proprietária rural com terras dentro da área  da Rebio. Vai que tivesse um tema que nos interessasse...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Lembro que participei do Conselho desde a sua primeira reunião de formação. Primeiramente, como representante da Associação Amizade Neuwied-Jequitinhonha - ANEJE e, posteriormente, do Sindicato dos Produtores Rurais, tendo  me retirado desse conselho no ano passado. Motivos foram minha profunda mágoa e incontida cólera pela devastação havida na minha fazenda sob os olhos e a concordância da Chefia da Reserva.

Panorama visto do alpendre da nova sede da  Rebio Mata Escura, na região da Nova Araçatuba.

À frente, vê-se os  restos do coqueiral abatido por ser  "planta exótica"

RebioSede.jpg

Esquema do parque de visitantes planejado, após comprados sítios vizinhos, compreendendo neste esquema trilha interativa, labirinto para descoberta, anfiteatro, bosque  de descoberta, etc. 

Sede1.jpg
Chefe.jpg
Participanates1.jpg

Participantes da reunião percorrem o caminho  que será a futura

trilha interativa

A chefe da Rebio Mata  Escura apresentando o calendário de  reuniões do  Conselho  consultivo da Rebio

Fazenda Nova Suissa II. Neste local, recentemente devastado e  até então reserva permanente, sem reação da chefia do ICMBio, nasce o Córrego da Mumbuca que, até alcançar o sítio da nova sede da Rebio Mata Escura, recebe vários afluentes. Um caso em exame pela Procuradoria Federal 

bottom of page