"Nós somos a Humanidade"
- coletivoeuiocmbio
- 22 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Safaris humanos, sequestros, caça clandestina. Ameaçado por práticas abjetas, o povo Jarawa está à beira da extinção. Tendo sempre recusado todo contato com o exterior, eles não jamais aceitaram ser filmados. Pela primeira vez,o realizador francês Alexandre Dereims, pode entrevistá-los para a realizaçãodo documentári “Nós somos a Humanidade”.
Uma minoria ética isolada do mundo durante 70.000 anos
Os Jarawas são um povo afro-asiático que vivem nas ilhas Andaman, situadas no Oceano Índico ao sul da Birmania e pertencendo à Índia. Negros de pele, eles formam uma minoria étnica.
Eles teriam sido os primeiros migrantes a deixar aÁfrica há 70 mil anos, segundo Alexandre Dereims.:”Na época, das costa da Birmânia até à Pápua, era um continente só, o nível da água era muito mais baixo (...)”. Quando a água subiu, os Jarawas se viram isolados do mundo durante 50 mil anos.”
A vontade da Índia de utilizar as ilhas Andaman principalmente para aí estabelecer bases militares, as vagas de imigração, o afluxo de turistas há anos, fez a população diminuir consideravelmente.
Hoje, os Jarawas são apenas 400. Seu modo de vida e sua cultura são em perigo. Sobre o arquipélago das ilhas Andaman, outros povo afro-asiáticos já desapareceram, como os Grandes Adamanenses, massacrados pelos ingleses, e os Onges, assimilados à força pelo estado indiano.
Um povo em perigo e vítima de um “turismo abjeto”
Alexandre Dereims denuncia a atitude dos turista face aos Jarawas. Protegidos pelo Exército Indiano, as caravanas dos ricos turistas em 4 x 4 pegam a estrada que atravessa o território jarawa, com o fito de “tirar fotografias dos Jarawas e de lhes jogar bananas”. É o que mostra um vídeo feito por um jornalista do Guardian feito em 2012.
Pour les Jarawas, le contact avec l’extérieur les exposent aux épidémies et à violencia.
O realizador explica: “Tem mulheres jarawas que foram seqüestradas e violadas, Tem Jarawas que foram seqüestrados para trabalhar como escravos, tem crianças que foram mortas à custa de medicamentos errados.”
A caça clandestina ameaça também privar os Jarawa de sua fonte principal de alimentação. Tendo saído de seu território pra ir se queixar às autoridades indianas,os Jarawas não viram o as autoridades indianas tomar qualquer atitude.