top of page

soleil et charme

  • pesquisa euiocmbio
  • 14 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Neste domingo, 11 de março, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente da França, Emmanuel Macron, em visita à India, inauguram o primeiro fórum fundador da ASI, sigla francesa para Aliança Solar Internacional.

A ASI, lançada no quadro da Cop21, é uma plataforma de cooperação entre países em via de desenvolvimento com forte potencial de uso da energia solar e países em desenvolvimento que dispõem da tecnologia adequada par a utilização dessa energia, conta atualmente com 64 participantes, terá seu secretariado-executivo sediado em Nova Délhi.

Macron na Índia

A India está em vias de se tornar a quinta potência econômica mundial, à frente do país. Há duas semanas, recebeu a visita do primeiro- ministro canadense, em visita oficial por oito dias, agora a visita do presidente francês.

No 11 de março, segundo dia de sua visita, Macron conclamou à mobilização para ajudar os países mais pobres a melhor aproveitar a energia solar, seguindo o exemplo da Índia. Na segunda-feira, 12, Macron inaugurou a central solar de Mirzapur, construída pelo grupo Engie.

Uma inauguração simbólica para os dois dirigentes, que desejam se unir contra o esquentamento climático. “Essa central de placas voltaicas ilustra perfeitamente o engajamento que nós assumimos juntos no plano internacional em favor dessa energia verde”, declarou na ocasião o presidente francês, diante de um campo de placas voltaicas, no dia seguinte à reunião fundador da Aliança Solar Internacional, em Nova Délhi.

Macron na Índia: "Será que ele foi se fantasiar de Trudeau?"

Na Índia, já foram, no mês de março, Justin Trudeau, do Canadá e, agora, Emmanuel Macron, da França.

Justin Trudeau na Índia: fantasiado de Justin Trudeau (em todo caso, não é a Quadrilha do Guardanapo)

Po r que será que ninguém visita o Brasil? Pelo menos para trazer em pouco de charme a este nosso país tão sofrido.


 
 
 
© 202alve o Plaeuiocmbio. Orgulhosamente criado com Wix.com
bottom of page