ANIMAIS ENCONTRADOS EM CATIVEIRO NA FAZ. NOVA SUISSA
- coletivo eu i o cmbio)
- 2 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Foram ainda encontrados na área invadida da Fazenda Nova Suissa II os seguintes pássaros engaiolados, além do papagaio-de-peito-roxo:
Trinca-ferro-verdadeiro
No Brasil existem cerca de oito formas do gênero Saltator, todas relativamente parecidas. O trinca-ferro-verdadeiro é um dos pássaros silvestres mais apreciados pelo brasileiro, especialmente pelo seu canto.

Apenas uma das espécies, o bico-de-pimenta, é bem diferente, pois uma máscara preta desce até a garganta, e o bico tem uma cor laranja bem intensa. É muito caçado e apreciado por seu belo canto.
Também é chamado de trinca-ferro, bico-de-ferro, tempera-viola, pixarro, pipirão, estevo, papa-banana (Santa Catarina), titicão, tia-chica, chama-chico (interior de São Paulo) e joão-velho (Minas Gerais).
Os demais pássaros foram:
azulão e sofrê (currupião)
Azulão - Também é conhecida pelos nomes de azulão-bicudo, azulão-do-nordeste, azulão-do-sul, azulão-verdadeiro, guarundi-azul, gurandi-azul, gurundi-azul e tiatã.
Seu nome científico significa: do (grego) kuanos = azul escuro; e loxia = bico cruzado, tentilhão de bico forte; e de brissonii. brissonia = homenagem ao ornitólogo francês, Mathurin Jacques Brisson (1723-1806). ⇒ (Pássaro) azul escuro com bico forte de Brisson.

Tem bico avantajado e negro. O macho é totalmente azul-escuro, com partes azuis brilhantes. A fêmea e os filhotes são totalmente pardos, com as partes inferiores um pouco mais claras. Canto sonoro e melodioso. Emite um canto diferente no crepúsculo e pela madrugada.
As populações do sul do Brasil possuem tamanho corporal mais avantajado, quando comparado com as do Nordeste.
O azulão se reproduz entre setembro e fevereiro, constrói seu ninho não muito longe do solo e cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 3 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem entre 13 e 15 dias após a fêmea botar os ovos.
É encontrado na beira de pântanos, matas secundárias e plantações.
Esta ave é territorialista. Não é possível vê-la em bando. Se existe um casal em certa localização, só será possível encontrar outro casal a uma certa distância.
Na ocasião da vistoria policial, alçapões foram destruídos pela Polícia Ambiental, que acompanhava a equipe do ICMBio. O delinquënte alegou que os pássaros em cativeiro e os alçapões seriam de sua mulher (Mariza Letícia passou por ali). Ainda assim, foi conduzido à delegacia e o valor da multa ficou em treze mil reais.
Amanhã: o sôfrê